José Telo Zúquete, foi meu professor de Geometria Descritiva na Escola Secundária Martins de Oliveira em Lagoa. 11ºAno. Acho que no 2º. Sim, eu chumbei no 11ºAno, por isso fiz duas vezes o 11ºAno. E das duas vezes deixei-me ficar. Mas isso vai-se resolver. Já estou inscrita nas Novas Oportunidades. E vai ser desta.
Bem, o que acontece é que nas "limpezas de Santa Engrácia", lá descobri um livro que esse meu professor me ofereceu quando fiz 18 Anos.
Lembro-me que fomos todos almoçar, eu, os meus colegas e esse professor, de quem nós gostavamos. Era um professor diferente, muito á frente. É daqueles professores que não vou esquecer. No almoço, a maior parte dos meus colegas começou a escrever dedicatórias na folha de papel da mesa, para me darem. A Filipa Brito, fez-me um peixe com os pauzinhos das espetadas e um pouco de tecido, estava muito giro. Eu adorei! Tenho pena de já não o ter. Sei que durante anos o guardei, mas nas mudanças de lá para cá devo ter perdido.
Não sei se recebi mais coisas. Perdoem-me mas não me lembro.
Mas... Sim, o meu professor deu-me uma prenda. Que guardo imaculadamente, tal como devia ter feito com o peixe da Filipa.
Ele deu-me um livro. Um livro que foi ele que o escreveu. Adorei! Teve muito significado. Não estava a ser boa aluna, mas ele deu-me um livro dele...
Este meu professor é Arquitecto, dava aulas de Geometria Descritiva, e deu-me um livro escrito por ele, de poemas...


E a dedicatória dele:
"Para a Isabel-TetraNeta do Pirata- Quando fez 18 Anos.
Com um beijo amigo, Fev/96"
Vocês não acreditam, mas ainda hoje me caí uma lágrima...
Ah! A história do Pirata? Vou contar:
Quem me conhece, sabe que um dos meus apelidos é Ledesma. Para mim um nome simples mas para muita gente complicado, até morrer vou andar sempre a ouvir dizerem outra coisa qualquer que não o meu nome. Lidesma, Desdesma, Lesma(Este até virou alcunha), Ludesma, Lerdesma, Deslesma, LEDESMA, eu soletro: L-E-D-E-S-M-A, LEDESMA. É Fácil! Se tiver que o dizer ao telefone, Meu Deus!
Ah! E é de ascendência Espanhola, os pais da minha Avó Paterna, eram Espanhóis.
Entretanto, vamos avançar... Eu tenho um tio, que num dos seus passeios a Espanha, vai descobrir que no Norte da Espanha, há uma terra que se chama LEDESMA. Como curioso que é. Lá perguntou ás pessoas se havia uma história, ou o porquê da terra ter aquele nome. Então contaram-lhe que Ledesma era o nome de um Pirata. E acabou a história. Grande não é?!!
E eu, quando o meu professor Zé Zúquete, me perguntou que nome era aquele, lá contei.
Daí a dedicatória para a tetraneta do Pirata. Ele podia ser bom, ou mau. Mas tem a sua piada ser a tetraneta do pirata.
Obrigada, Professor Zúquete!
Reparem entre Mogadouro(Portugal) e Salamanca(Espanha), têm de arrastar com o rato(em principio)para o lado direito:
Olá Isabel, prazer em conhecê-la.
ResponderEliminarCom o tempo, a gente habitua-se.
Artur Ledesma
Olá Artur, prazer também em conhece-lo. Seremos da família?? Nunca conheci ninguém com o mesmo apelido. Acho engraçado e curioso.
ResponderEliminarPois é, com o tempo a gente habitua-se... Aliás pode parecer que ainda me zango com isso, mas sinceramente, já nem ligo...
Isabel
Olá Isabel, mais uma vez!
ResponderEliminarPor acaso já foi a Ledesma? Se puder marque até uns dias de termas. Vale a pena.
Se um dia passar por Macedo de Cavaleiros, à saída para Chacim, encontra pelos menos uma família "Ledesma".
Em Espanha tenho até uma amiga Raquel Ledesma.
Ainda sobre o nome, recordo-lhe o "Ernestinho Ledesma" do Primo Basílio do Eça.
E quem não conhece aquele belo poema dedicado a "Artur Ledesma" pela Florbela Espanca?
Se um dia passar pela Nazaré, diga alguma coisa.
Artur Ledesma
ledesma@sapo.pt